A vila turística de Barra Grande é alvo de projetos de Parceria Público-Privada que pretendem modernizar a estrutura local para receber o público turístico de alto padrão financeiro.
Nos próximos meses, a vila deverá ser fechada para a circulação de veículos de grande porte e um aeródromo está sendo estudado para a localidade. 
Em entrevista à TV Cidade Verde, a superintendente da Secretaria de Turismo (Setur), Carina Câmara falou sobre a Parceria Público Privada (PPP) que prevê a implantação de um terminal turístico da vila. “Inicialmente serão veículos maiores como caminhões e ônibus. Posteriormente pretendemos fechar algumas ruas, mas com o aval da população”, explicou.
A superintendente que é empresária da região e trabalha com turismo há mais de 15 anos, também adiantou planos para a estrutura elétrica de Barra Grande. “Temos um projeto para retirar todos os postes pondo fiação subterrânea para dar um charme para a vila”. 
Segundo Carina, Barra Grande é o exemplo de turismo piauiense a ser seguido. Ponto de passagem de turistas nacionais e internacionais, a região é buscada pelas belezas naturais e ventos propícios para a prática de kitsurf. O esporte movimenta o litoral durante boa parte do ano. 
Público de luxo
Para atrair ainda mais turistas estrangeiros e de brasileiros de regiões distantes um aeródromo está sendo planejado para Barra Grande. “O perfil de cliente da Barra Grande é um perfil de cliente alto, financeiramente alto. A gente está com um público de luxo na Barra grande que está crescendo a cada dia. Esse público ele demanda esse tipo de investimento. É um público que deixa muito dinheiro na região, gerando emprego”, destaca Carina. 
O aeródromo não irá receber voos comerciais, sendo usado para aeronaves de pequeno porte como monomotores e bimotores. 
Serra da Capivara
Para Carina, o Piauí é um dos estados que tem mais belezas naturais do nordeste. O ecoturismo ainda “intocado” pode se transformar em um atrativo para regiões como São Raimundo Nonato.
“A Serra da Capivara é um dos locais mais preparados do Brasil para receber turistas. O museu (da Natureza) que foi recentemente inaugurado já recebeu mais de 31 mil visitas”, pontuou informando que o perfil do turista da serra são de estudiosos e pesquisadores de grandes universidades, com idades mais avançadas. 
Segundo a superintendente, o objetivo do governo é desenvolver uma cidade turística dentro da Serra. “Um lugar com infraestrutura hoteleira, restaurantes, lazer para crianças”, explica. Carina ressalta que, paralelo ao trabalho de ativação do aeroporto de São Raimundo Nonato, são traçadas ações para aumentar o número de vagas na rede hoteleira da cidade.
“Para um aeroporto funcionar é importante ter um número de leitos na cidade. Hoje temos pouquíssimos. Com esse projeto (cidade turística dentro do parque) a gente aumenta o número de leitos e dá mais viabilidade para o aeroporto”, contou. Recentemente a equipe de PPPs do estado avançou para a concessão do Hotel Serra da Capivara para a iniciativa privada. 
Cânion do Poti
No Cânio do Poti, recentemente transformado em uma reserva estadual, as ações de turismo devem seguir com o aval da Secretaria de Meio Ambiente. Carina Câmara informou que a Setur planeja implantar um centro de visitantes na região e construir plataformas de visitações na região do cânion. Para ela, a hotelaria também é um desafio na região de Castelo do Piauí. 
Marketing 
A superintendente também informou que a Comunicação do Estado planeja campanhas de divulgação para fora do país para o início de 2020. O alvo são os países europeus como Itália, França e Alemanha. No Brasil, a divulgação do turismo piauiense será difundida logo após o carnaval principalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com foco para as férias de julho de 2020.
Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com