Mais três praias do Piauí tiveram o registro de manchas de óleo neste final de semana. As primeiras manchas foram encontradas na praia do Arrombado, em Luís Correia.180 Graus
Desta vez, as manchas foram achadas na praia de Atalaia e Itaqui, em Luís Correia, e na cidade de Cajueiro da Praia. O óleo estava impregnado em um coco, na vegetação e em equipamentos esportivos neste novo registro e o caso representa um grande risco para a fauna e flora local, em especial aos peixes-bois, em risco de extinção.
Várias praias do litoral nordestino já registraram a mesma ocorrência. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) são 109 locais em 50 municípios de 8 estados: Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a análise das amostras do óleo feitas pela Petrobras e pela Marinha revelou que a substância é petróleo e não é de origem brasileira. Em nota, a Petrobras afirma que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa, mas explica como a análise foi feita.

Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do Delta