sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Saiba como funciona a nova carteira de trabalho digital


O trabalhador não precisará mais apresentar sua carteira física ao ser contratado, no entanto o documento impresso não deve ser descartado.
A Carteira de Trabalho digital passou a valer como documento no mês de setembro, agora os dados podem ser consultados a partir de um aplicativo desenvolvido pelo Ministério do Trabalho disponível para Android e Iphone (iOs). O recurso já existe desde 2017, mas a versão digital não substituía o documento de papel.
Foto: Divulgação Carteira de Trabalho digital.
No aplicativo, o trabalhador é identificado no sistema apenas pelo CPF, portanto ao ser contratado o cidadão não precisará apresentar sua carteira física. Como documento digital, os contratos e anotações de férias e salários são feitos eletronicamente, o usuário pode acompanhar essas informações também por meio do site da insituição idealizadora.
No entanto, o Ministério do Trabalho afirma que a Carteira de Trabalho impressa não deve ser descartada porque pode ser útil na comprovação do tempo de serviço. O recurso está disponível em lojas de aplicativos para smartphone, após baixar o usuário recebe instruções de cadastro dos dados que passam a valer como documento equivalente ao físico.
Os trabalhadores podem habilitar o documento pela internet, e, para as empresas que usam o e Social, o registro de informações passa a ser feito digitalmente
viagora

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Oleh

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