O evento será realizado nesta quarta-feira (27) no auditório principal da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) – Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba.
Foto: Klise Albuquerque / Jornal da Parnaíba
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove nesta quarta-feira (27/11) o VII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela empresa no Norte do Piauí. O evento será realizado no auditório principal da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Parnaíba, das 8h às 17h30. O objetivo é promover a integração e a troca de conhecimento entre os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.even3.com.br/viiencontro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3322-4034, Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba.
A palestra de abertura, às 8h30, será proferida pelo superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra. Ele irá explanar sobre as ações da Companhia no Piauí e no Ceará. Na sequência, o chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba, Rafson Varela dos Santos, irá abordar a contextualização dos projetos comunitários apoiados pela Codevasf.
“A superintendência da Codevasf no Piauí vem realizando esse trabalho de apoio ao setor da piscicultura por entender que há um potencial enorme para gerar renda e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente por meio de ações que aumentem a produção de peixes de forma a garantir uma exploração sustentável. A tecnologia que estamos transferindo, o conhecimento que será compartilhado são importantíssimos para promover esse crescimento de forma que todos sejam beneficiados. Esse evento faz parte da nossa missão”, afirmou Inaldo Guerra.
“Nosso papel perante a sociedade, como braço executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, no âmbito das ações da Codevasf, que é responsável por promover o desenvolvimento regional, é garantir que as políticas públicas sejam implantadas com sucesso. Por isso, a área de revitalização das bacias hidrográficas apoia integralmente esse evento que trará frutos importantíssimos para o setor da piscicultura no Piauí”, afirmou Fábio Miranda, diretor da Área de Revitalização da Codevasf.
Programação
A partir das 10h, acontece uma série de palestras divididas em quatro mesas-redondas, abordando os seguintes temas: “Resultados econômicos obtidos a partir da adoção de estratégias de manejo na aquicultura”, “A importância da gestão pesqueira para garantia da continuidade da pesca artesanal”, “A integração da cadeia produtiva da piscicultura por meio de cooperativa” e “Políticas públicas voltadas para pesca e aquicultura”, contando com a participação de representantes de associações de pescadores, pesquisadores das áreas de aquicultura e pesca e representantes de órgãos públicos.
Entre os assuntos que serão abordados dentro dessas temáticas estão a evolução econômica e produtiva de um projeto de piscicultura por meio da aplicação correta de recomendações técnicas; os impactos econômicos de diferentes estratégias de alimentação e nutrição; a construção dos acordos de pesca e modelos de produção de peixes. Na área de políticas públicas, serão apresentados os programas da Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, voltados para pesca e aquicultura no estado do Piauí, pelo coordenador de Aquicultura Continental, do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura, da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Anderson Antonello.
Além das palestras e discussões técnicas, o público do evento poderá conferir uma mostra fotográfica sobre as atividades pesqueiras em Luís Correia (PI) e uma exposição de apetrechos de pesca.
O VII Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria da Aquicultura e Pesca, e diversas empresas do setor privado.
Apoio aos piscicultores
No Piauí, a Codevasf é uma das protagonistas no desenvolvimento da piscicultura. A empresa apoia diretamente 236 famílias de pescadores e pescadoras, marisqueiras, catadores de caranguejo e piscicultores familiares, principalmente no norte do estado, região com grande potencial para a atividade. As ações são voltadas para capacitação; gestão produtiva e econômica; comercialização; experimento de campo; entre outras.