Por: H. Maranhão
O excessivo desgaste do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, está criando embaraços e situações vexatórias para a gestão do governador Wellington Dias. A oposição na Assembleia Legislativa tem batido fortemente em Florentino Neto e cobrado providências em relação ao caos em hospitais estaduais e unidades de saúde sob a administração do Governo do Estado.
As críticas diárias na imprensa e a denúncias de omissão e incompetência deixam o secretário Florentino Neto em situação bastante delicada no governo, a ponto de o próprio petista já ter percebido que sua permanência no comando da SESAPI está na iminência de se encerrar. Motivos para isso são inúmeros, e parte da base aliada de W. Dias quer que Florentino Neto seja afastado imediatamente da SESAPI.
Florentino Neto tem sofrido ataques até de emissora de TV teresinense que sempre apoiou abertamente o Karnak. O fogo amigo começa a agir para fragilizar ainda mais a imagem do secretário e ex-prefeito de Parnaíba. À boca pequena, nos corredores palacianos, fala-se em minar o gestor da SESAPI até ele próprio pedir para sair do órgão.
Se já tiver adquirido um pouco de maturidade e humildade para assumir sua reconhecida incapacidade administrativa e a total falta de tino político, o petista Florentino Neto vai voltar a exercer sua função na FUNASA. Lá, pelo menos, não vai ter como promover tanto caos e desordem, como o que tem ocorrido nos hospitais do Estado, a exemplo do que rotineiramente acontece no Dirceu Arcoverde (Heda).
Hoje, para a apática gestão do governador Wellington Dias, a saída de Florentino Neto da Saúde seria um grande alívio.