Por: H. Maranhão
Há quem pouco se preocupe, de fato, com o estado de caos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). Na verdade, aquele centro público de saúde, o maior do Norte piauiense, é uma máquina de empregar gente que desperta o interesse de quem quer usá-la para angariar votos e apoio eleitoral.
Um conhecido político apelidado de ‘papagaio de pirata’ do governador Wellington Dias, que deixou de mandar, desmandar e empregar quem bem quis no hospital parnaibano, está de dedos cruzados e torcendo para ter, novamente, o comando do centro de saúde.
Enquanto o papagaio de pirata atua sem parar isso, a população sofre em corredores lotados no Heda, mau atendimento, baixa resolutividade e outros corriqueiros problemas do local. A briga política por poder produz as mais terríveis situações, entre elas, a de desumanidade com os pacientes no Heda. Só não se sensibiliza quem nunca pisou lá.
Se todo o esforço que os políticos fazem para ter o controle do Heda fosse revertido em ações para melhorar, de fato, o hospital parnaibano, aquele lugar seria referência em bom atendimento no litoral do Piauí. Mas a ganância não deixa isso acontecer, infelizmente.
Fonte: Blog do Bsilva