Fotos: Associação dos Catadores de Marisco
A presença de óleo na região litorânea do Piauí já afeta a economia dos trabalhadores de pesca. Compradores estão deixando de adquirir peixes e mariscos no Estado por medo de contaminação. 
A presidente da Associação de Catadores de Marisco de Ilha Grande do Piauí, Joelma Santos, contou ao Cidadeverde.com que, no último mês, um comprador que adquiria cerca de uma tonelada de marisco dos produtores, cancelou a compra.
"O homem que comprava parou porque disse que as pessoas não estão querendo por medo de contaminação. E isso afeta nossa renda porque a fonte maior é a produção de marisco. Agora estamos vendendo de 20 a 30Kg por semana", conta Joelma. 
A Associação dos Catadores de Marisco de Ilha Grande do Piauí conta com 45 associados. Eles catam marisco no portal do Delta do Parnaíba e temem que o óleo chegue ao Rio Parnaíba. Desde os 10 anos de idade Joelma ajuda os pais a catar marisco. A presença do óleo na região tem deixado os trabalhadores apreensivos. "Está todo mundo com medo de entrar no rio porque , se entrar, vai ter gente que vai passar fome. Vai ser uma tragédia muito grande", acredita Joelma. 
Lucimar Rodrigues, presidente da Colônia Z-7 de Pescadores de Ilha Grande do Piauí, também afirma que a situação está ruim para pescadores da região. Ele afirma há relatos de peixes que já morreram por conta do contato com o óleo. 
"Aqui está ruim para todo mundo. Vamos nos unir com a prefeitura, sindicato do pescadores e colônia para tentar fazer uma vistoria e avaliar a situação", disse Lucimar. 
O Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Piauí (MPP-PI) divulgou, neste fim de semana, uma nota em que pede a decretação de estado de emergência em saúde pública, por conta das manchas de óleo que estão aparecendo no Delta do Parnaíba. 
Em manifesto divulgado no sábado (16), os trabalhadores afirmam que há risco de vida aos cidadãos que moram ou visitam a região por causa da contaminação causada pelo óleo. 





Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com