Tutóia é a entrada do Delta do Rio Parnaíba, chamado de Delta das Américas, através da Baía de Tutóia, da Baía da Melancieira, da Baía do Cajú, e da Baía das Canárias.
Foi na Baía da melancieira que foram avistadas manchas de óleo por pescadores e pelo piloto de uma voadeira da Pousada Baluarte, foram eles que trouxeram a notícia ontem, de que possivelmente o óleo que vem atingindo todo o nordeste brasileiro estaria chegando em Tutóia nos próximos dias. E hoje a possibilidade se tonou fato consumado, pois várias quantidades de óleo já foram avistadas e recolhido das praias por populares e voluntários em geral.
Segundo o senhor Patrik Araújo, empresário do ramo do turismo em Tutóia, as autoridades, tais como Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e até mesmo universidades estão sendo avisadas sobre a situação que ocorre no litoral tutoiense. E enquanto isso, ele e outros voluntários seguem fazendo a limpeza das praias que por ora são identificadas com óleos.
Até o momento se tem informações de que fora encontrado óleo na praia do Bairro São José, Moita Verde e Arpoador.
A situação é muito preocupante, pois Tutóia depende muito da pesca, sendo uma região considerada um santuário pesqueiro, onde o camarão se destaca por ser um dos melhores do Nordeste, mas a pesca em Tutóia não se resume apenas na pesca do camarão, mas peixes de várias espécies, caranguejos, mariscos, sururu, siris e etc.. É um seguimento que fortalece a economia local. 
Tutóia é um dos principais atrativos do Maranhão para a prática do ecoturismo.
Edição: Blog do Pessoa com informações do Blog do Leandro Rocha