terça-feira, 19 de novembro de 2019

Voluntários fazem mutirão para limpar óleo em praias no Litoral do PI







No litoral do Piauí, jovens organizaram um mutirão no fim de semana para limpar as praias novamente atingidas pelas manchas de óleo. Pela primeira vez, a limpeza contou com ajuda de voluntários, que reforçaram a força tarefa coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) e Marinha do Brasil.
Na ação de domingo,17, o grupo coletou pouco mais de 200 quilos de fragmentos de óleo na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba. Os voluntários fazem parte do Clube de Desbravadores, que é composto por universitários e jovens da Igreja Adventista de 7º dia.
"Nós temos os costume de fazer trabalhos voluntários e diante desse desastre ambiental nós poderíamos cruzar os braços. Nossa intenção é somar esforços. Dividimos em equipes, algumas passaram o dia todo colhendo material na orla", contou Douglas Azevedo, coordenador do Clube.
Segundo Douglas Azevedo, o grupo faz com frequência limpezas na orla da praia para recolher plásticos. Em uma das vezes, os voluntários foram responsáveis por encontrar as tartarugas mortas, que em seguida, tiveram constatadas a presença de óleo.
"Nosso grupo faz atividades recreativas com crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, como também ações voluntárias. Nas inundações do início do ano, por exemplo, fomos responsáveis pela distribuição de cestas básicas e roupas as famílias atingidas", destacou o coordenador.
Desde quinta-feira, 14, a SEMAR e Marinha montaram uma força tarefa para realizar a limpeza nas praias atingidas pelas manchas de óleo. A Praia de Atalaia, Praia Peito de Moça, em Luís Correia, e Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, estão impróprias para o banho.
De acordo com o balanço feito pela Marinha, somente no fim de semana foram recolhidos 2.768 quilos de óleo. A Praia de Pedra do Sal foi o local onde houve uma quantidade expressiva de mancha de óleo. Na sexta-feira, 15, foram recolhidos da praia 201 quilos, no dia seguinte este número foi oito vezes maior, com 1.650 quilos de resíduos oleosos. Da Redação com informações do G1 Piauí 

Related Posts

Voluntários fazem mutirão para limpar óleo em praias no Litoral do PI
4/ 5
Oleh

Subscribe via email

Like the post above? Please subscribe to the latest posts directly via email.

Featured

Comments