No litoral do Piauí, jovens organizaram um mutirão no fim de semana para limpar as praias novamente atingidas pelas manchas de óleo. Pela primeira vez, a limpeza contou com ajuda de voluntários, que reforçaram a força tarefa coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) e Marinha do Brasil.
Na ação de domingo,17, o grupo coletou pouco mais de 200 quilos de fragmentos de óleo na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba. Os voluntários fazem parte do Clube de Desbravadores, que é composto por universitários e jovens da Igreja Adventista de 7º dia.
"Nós temos os costume de fazer trabalhos voluntários e diante desse desastre ambiental nós poderíamos cruzar os braços. Nossa intenção é somar esforços. Dividimos em equipes, algumas passaram o dia todo colhendo material na orla", contou Douglas Azevedo, coordenador do Clube.
Segundo Douglas Azevedo, o grupo faz com frequência limpezas na orla da praia para recolher plásticos. Em uma das vezes, os voluntários foram responsáveis por encontrar as tartarugas mortas, que em seguida, tiveram constatadas a presença de óleo.
"Nosso grupo faz atividades recreativas com crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, como também ações voluntárias. Nas inundações do início do ano, por exemplo, fomos responsáveis pela distribuição de cestas básicas e roupas as famílias atingidas", destacou o coordenador.
Desde quinta-feira, 14, a SEMAR e Marinha montaram uma força tarefa para realizar a limpeza nas praias atingidas pelas manchas de óleo. A Praia de Atalaia, Praia Peito de Moça, em Luís Correia, e Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, estão impróprias para o banho.
De acordo com o balanço feito pela Marinha, somente no fim de semana foram recolhidos 2.768 quilos de óleo. A Praia de Pedra do Sal foi o local onde houve uma quantidade expressiva de mancha de óleo. Na sexta-feira, 15, foram recolhidos da praia 201 quilos, no dia seguinte este número foi oito vezes maior, com 1.650 quilos de resíduos oleosos. Da Redação com informações do G1 Piauí