Foto: Divulgação/Ascom
A Defensoria Pública do Estado do Piauí recebeu, nesta quarta-feira (22), a visita do menino Luís Neto, 11 anos, que sonha ser Defensor Público e cuja história tem comovido os piauienses após a criança ter passado por episódio de humilhação em Teresina. Acompanhado do pai, Neto Moreira, Luís Neto foi recebido pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis; pela subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e pela corregedora-geral, Ana Patrícia Paes Landim Salha. O encontro foi motivado pela emissora piauiense TV Antena 10, que ao tomar conhecimento do sonho profissional da criança foi com ele até a Defensoria Pública.
No gabinete do defensor-geral, Luis Neto pôde conhecer um pouco do trabalho dos Defensores e como funciona a Instituição. A criança e o pai foram orientados pelos Gestores da Defensoria no sentido de que a educação seja sempre a prioridade, não devendo exercer qualquer tipo de trabalho em razão da idade, para que o futuro de Luís Neto realmente seja condizente com aquilo que ele almeja.
A subdefensora-geral, Carla Yáscar Belchior, destacou o apoio a Luís Neto. “Luís já tem a vontade, é inteligente. Felizmente, alguns casos negativos às vezes vêm para trazer uma recompensa. Tenho certeza que ele sairá dessa experiência ruim com mais vontade. Luís Neto já tem o apoio da família e conta também com o apoio da Defensoria Pública para isso”, ressaltou.
A corregedora-geral diz que o sentimento é de emoção. “Fico muito emocionada com esse caso, porque a Defensoria é assim, vai sempre em busca dos direitos daqueles mais carentes, mas, mais do que isso, emociona o conhecimento que uma criança de 11 anos tem sobre a Defensoria Pública, isso demonstra que a Instituição está conseguindo chegar até as pessoas. Estamos honrados e orgulhosos. Ele vai alcançar o sonho dele, pois está estudando, com a idade que tem já vai cursar o 6º ano, então já está adiantado na escola”, ressaltou Ana Patrícia Salha.
O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, apresentou a Luís Neto os projetos e ações da Defensoria e também enfatizou a necessidade da dedicação aos estudos. “Realmente é uma sensação ímpar ver que uma criança de 11 anos se posicione de forma tão assertiva sobre o fato em si, o que quer para seu futuro e demonstre tanto conhecimento sobre a Defensoria Pública. É preciso destacar que o foco nos estudos é essencial para que os sonhos de Luís Neto se concretizem. Como toda criança ele tem que ter seus direitos assegurados e é nesse sentido que orientamos a família. Luís Neto precisa prioritariamente ser criança, brincar, ter acesso à saúde e à educação, para que no futuro seu desejo possa ser concretizado e já adulto ele venha a contribuir significativamente com o seu trabalho, ajudando a diminuir as desigualdades. Vemos que ele tem muita garra e com certeza queremos ver seu objetivo se configurar. A Defensoria Pública estará sempre de portas abertas para ele, assim como para todas as crianças que necessitem dos nossos serviços ou que tenham como sonho, quando adultos, ingressar em nossa Instituição”, afirmou.
Fonte: Com informações da Ascom