Teve início nesta segunda-feira, 3, o primeiro período letivo da escola militar do SESC em Parnaíba, que é a primeira escola com sistema de ensino cívico-militar do SESC no Brasil. A instituição de ensino fica localizada no Centro de Parnaíba e funcionará nos turnos manhã e tarde, atendendo, inicialmente, alunos do 6º ano o ensino fundamental. Contudo, a partir do próximo ano serão ofertadas vagas para novas turmas. Para este ano, foram matriculados 120 alunos.
O início do ano letivo foi marcado pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e Parnaíba, (foto ao lado) e por uma aula inaugural ministrada no auditório da escola pelo coronel Eliezer Aguiar. Em sua fala, Eliezer destacou o pioneirismo do presidente da Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, na implantação da primeira escola militar do Sistema "S". Ele afirmou ainda que o Sesc Piauí é um modelo a ser seguido por outras instituições educacionais.
Também estiveram presentes a diretora de Programas Sociais do Sesc, Ana Lúcia Rocha Oliveira; (foto ao lado) os conselheiros Pedro Barbosa, Margareth Lopes e Luís Carlos Meireles; o assessor da Fecomércio, Paulo Armando Almeida; o coronel reformado do Exército Eliezer Aguiar; a diretora da Escola Miranda Osório, Lourdes Gomes; e alunos e pais de alunos.
Durante a fala da diretora Lourdes Gomes (foto ao lado), ela destacou que em três anos a escola atenderá turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos, e que o Dr. Valdeci Cavalcante foi de suma importância para mais esta conquista na história do Sesc Piauí.
Já o coronel Elizer Aguiar (foto ao lado) afirmou que a reforma e reativação do antigo prédio Miranda Osório foi algo histórico na história do estado do Piauí e da cidade de Parnaíba. "Estou estou aqui auxiliando o Sesc nesse modelo novo de ensino junto com o MEC, que está nos proporcionando um apoio para que a gente possa atender ao modelo que o MEC está implantando junto com o projeto político pedagógico do Sesc", afirmou.
O assessor da Fecomércio, Paulo Armando Almeida (foto ao lado), destacou a importância do evento e revelou emoção ao participar da solenidade. Para ele, é uma satisfação incomparável participar daquele momento, que é uma enorme contribuição social para a cidade de Parnaíba. "Uma nova escola surge na cidade de Parnaíba para a educação dessas crianças. É uma emoção muito forte pra gente. Nós encontramos esse espaço físico numa situação de depredação. Eu dediquei mais de um ano da minha vida para fazer essa obra que vocês estão vendo[...], e hoje vem a recompensa. Eu me sinto útil na cidade de Parnaíba", completou. Da Redação com informações do PHB em Nota