Conforme tem sido noticiado pela TV Costa Norte desde o início desta semana, com o agravamento da crise do coronavírus as instituições de ensino fundamental, médio e superior existentes em Parnaíba, públicas e particulares, suspenderam suas atividades.
No caso da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e do campus do Instituto Federal do Piauí, a paralisação está prevista para durar um mês, retornado apenas em meados de abril. Em algumas escolas particulares a suspensão deve durar um pouco menos.
Nesta terça-feira (17) foi a vez de outras instituições com forte atuação em meio a sociedade parnaibana fecharem as portas devido ao coronavírus. Os principais exemplo são o Sesc e o Senac, que anunciaram paralisação do atendimento pelos próximos 15 dias.
Em comunicado oficial, o bispo diocesano Dom Juarez também detalhou uma série de orientações sobre atividades da Igreja Católica neste período de crise. Entre elas destaca-se a suspensão de assembleias, vias sacras, procissões e encontros quaresmais.
As missas devem continuar a serem celebradas, mas para um público de no máximo 50 fiéis em locais fechados. Outro setor bastante afetado pela pandemia do coronavírus são empresas de viagem e organização de eventos, além de bares e restaurantes. Para evitar um efeito mais danoso à economia, já existe até uma campanha com o tema: “Não cancele, remarque”.

Todas as suspenções de atividades atendem a principal recomendação dos órgãos de saúde: evitar aglomeração de pessoas. Segundo os dados oficiais da manhã desta quarta-feira (18) chegam a 350 o número de casos confirmados da doença no país. No Piauí ainda não há casos confirmados, todavia 34 pacientes com suspeita de estarem infectados são monitorados.
portal costa norte