O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) participou de mais uma reunião nesta terça-feira (25) junto ao Comando Nacional com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), onde debateram as respostas dadas pelos bancos a partir das reivindicações da categoria.
Uma das conquistas foi a não demissão nos bancos privados Itaú e Santander, enquanto a pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) não for dissipada. Alguns outros bancos ainda estão analisando a proposta dos itens propostos pelo Sindicato e Comando Nacional.
“Estamos unidos e o movimento sindical, bem como a organização dos trabalhadores através dos seus órgãos representativos, estão negociando e avançando para garantir o melhor para os empregados e empregadas. Já conseguimos uma grande vitória com a não demissão no setor privado bancário e 70% dos bancários da Caixa estão em sistema home office”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Bancários, Odaly Medeiros.
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram que vão manter apenas os serviços essenciais e que o atendimento presencial apenas das pessoas que não têm como usar outro meio, de modo a garantir a sobrevivência dos usuários e clientes. O recomendado para o momento é que as pessoas usem preferencialmente as plataformas digitais dos bancos e só em casos extremos procure uma agência bancária.
Outra conquista através das reivindicações do Sindicato e Comando Nacional foi a antecipação do 13º em vários bancos, como forma de garantir renda e ajuda aos familiares.
As negociações seguem firmes para garantir que todas as medidas para resguardar a saúde da categoria, dos clientes e usuários dos bancos sejam atendidas.
Assessora de Comunicação/Bruna Martins