O fluxo de informações sobre a pandemia do coronavírus no Brasil, tem influnciado para a circulação de várias Fake News (Notícias Falsas), que podem trazer inúmeros prejuízos à população. São ‘correntes’ compartilhadas com um único objetivo atrair pessoas para golpes. As correntes possuem características semelhantes: prometem um suposto benefício e direcionam o usuário a acessar um link malicioso. 
No Piauí, um link compartilhado para um suposto cadastramento do Governo Federal em um site para que as pessoas recebam o Auxílio Cidadão tem se espalhado rapidamente. No entanto, o governo adverte: Essa informação é falsa!
Através de nota divulgada no site oficial da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, há a explicação de que a proposta para o auxílio existe, sim, no entanto, ainda não há disponibizado meios para o cadastro, como o link que está sendo compartilhado através de WhatsApp.
“Atenção: é falsa a informação que circula em alguns grupos de WhatsApp e em postagens de redes sociais neste domingo (22.03) sobre um suposto cadastramento do Governo Federal em um site para que as pessoas recebam o “Auxílio Cidadão”. O texto cita uma ajuda mensal de R$ 200 para trabalhadores autônomos e pessoas de baixa renda para combater o Coronavírus”, informa.


Link compartilhado através de WhatsApp, que fala sobre um cadastramento ao ‘Auxílio Cidadão’ é falso.