Ontem (01), o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, fez a transferência de R$ 13.800.000.000,00 (treze bilhões e oitocentos milhões de reais) aos Estados, Distrito Federal e Municípios para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Coronavírus – COVID 19.
Os valores dos recursos destinados a cada município foram distribuídos levando em consideração os dados populacionais, com base na população IBGE/TCU/2019 e a taxa de incidência da COVID-19 por 100 (cem) mil habitantes, entre outros fatores. Para Parnaíba foi designado 13.247.011,00. Caberá ao Fundo Nacional de Saúde adotar as medidas necessárias para a transferência dos recursos previstos no art. 1º aos Fundos de Saúde dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde – SAES.

Em relação ao litoral, o recurso ajudará significativamente também os trabalhos realizados na Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba e no Hospital e Maternidade Mirocles Veras, como destacou o presidente da Confederação Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil (CMB), Mirocles Veras, que tem trabalhado arduamente em prol das instituições filantrópicas do País.