A polícia reforçou a fiscalização e até antecipou para esta quinta-feira, 02, às operações que só iriam começar no fim de semana, tudo para evitar aglomerações.
O mês das férias começa de uma forma bem diferente do que Estávamos acostumados a vigilância sanitária em Luís Correia antecipou o início das fiscalizações nas praias do município. Quem for pego descumprindo as medidas sanitárias pode pegar uma multa que varia de R$ 500 a R$ 15000. "As praias e Lagoas estão interditadas para uso de turismo, lazer, esporte tá? O decreto é bem claro não é porque a pessoa, há eu tô só, que eu e minha família nós não estamos aglomerados. O Decreto não permite a utilização das praias. O que a gente tem que fazer é cumprir o decreto. Nós temos recomendação do ministério público para fazer cumprir os Decretos municipal e estadual", frisou o comandante da CIPTur, Major Palhano (foto abaixo)
Os bares e restaurantes que ficam na orla estão fechados desde março, quando o governo decretou O isolamento social. Das mais de 90 empresas registradas na associação comercial, algumas já anunciam encerramento de suas atividades. Para quem sempre dependeu do Turismo o mês de julho é um dos mais esperados para registrar um bom faturamento no setor, esses empresários aguardam uma definição. O governo até chegou a anunciar medidas de flexibilização para o isolamento social, porém ainda não tem uma previsão exata de quando essas medidas entrarão em vigor.
Os impactos no setor devem ser recuperados de forma gradativa.
Teremos um movimento muito mais fraco, por que inclusive vai tá sendo a retomada do turismo no Estado, sem data ainda específica. Vai ser uma retomada gradual, lenta, aos poucos para que as empresas tenham tempo de se adaptar e colocar em prática seus Protocolos de segurança, tanto na qualidade do serviço, dos seus funcionários e dos turistas que vão chegar na região". Disse Karina Câmara, superintendente de turismo do Piauí. (foto acima)
Seu Raimundo é dono de um restaurante na praia de Atalaia. Ele lamenta os prejuízos e disse que a situação só não está pior porque consegue na pescaria parte do que precisa para alimentar a família. "Eu vou na praia e essa Canoa que trás o peixe para todo mundo comer, alimenta meu filho, neto e distribuir para outras famílias", disse. 

O prefeito de Luís Correia, Kim do Caranguejo (foto abaixo) pede a quem pretende passar o fim de semana nas praias que aguarde mais um pouco. 

"Aquelas pessoas que gostam de vir as praias, que fiquem mesmo na sua cidade, fica em casa. Nós estamos acompanhando o decreto estadual nós estamos também...(sic) vamos estar atento com nossa saúde a vigilância junto com comandante da CIPTur, vai estar também atuando nas Barreiras. Para que a agente se proteja, a gente precisa do apoio da sociedade, enquanto não foi decidida a situação dos decretos", finalizou o prefeito. Da Redação com informações de Tiago Mendes E imagens TV Clube