Tubarões no litoral: uma boa notícia para o Piauí.

Tubarão-lixa capturado em 18 de fevereiro de 2017 na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba
O aparecimento de animais como golfinhos e tubarões na praia do Coqueiro, em Luiz Correia; arraias na Barra Grande, Cajueiro da Praia; tartarugas em toda extensão do litoral, peixe-boi em Cajueiro da Praia ou, ainda, um peixe-voador na Pedra do Sal, em Ilha Grande Santa Isabel município de Parnaíba, são boas notícias para os piauienses. Segundo especialistas, o aparecimento desses animais indica que os mares do litoral piauiense estão em equilíbrio.

Casal de Peixe-Boi Marinho avistado na foz do Rio Timonha em Cajueiro da Praia, no litoral Piauiense
O feriado prolongado do Sete de Setembro na última segunda-feira (7) levou milhares ao litoral. E muitos ficaram assustados com as notícias de avistamentos de animais como estes, além da presença de águas-vivas e cardumes de peixes pequenos próximos à faixa de areia. A Setur, em um primeiro momento, indicou para as pessoas evitarem a água por conta do avistamento de um pequeno grupo de tubarões, mas depois informou que não haveria necessidade de interdição do litoral piauiense.

Tartaruga Gigante da espécie, tartaruga-de-couro, monitorada por satélite, coloca seus ovos na praia da Pedra do Sal no litoral Piauense
Isso porque o aparecimento dos peixes e criaturas marinhas na região é algo normal, e indica um ecossistema com as engrenagens em funcionamento. É o que explica o Profº Dr. Cezar Fernandes, engenheiro de pesca com ênfase em biologia reprodutiva dos peixes, do Laboratório de Bioecologia Pesqueira da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). “Esses avistamentos são extremamente normais, é um indicativo de equilíbrio da cadeia trófica alimentar e de que o ambiente está em plena harmonia”, destaca.

Com informações do Blog do Lucrécio/MN