Aulas podem ser repostas, vidas NÃO! (Foto: Sesapi)

O Sinte Piauí manifesta, mais uma vez, a sua preocupação extrema com o açodamento do governo Wellington Dias em relação ao retorno das aulas na modalidade presencial, fato evidenciado, nesta sexta-feira (18), com a aprovação, pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), do protocolo de retomada das aulas, formulado pela Vigilância Sanitária Estadual, envolvendo as redes privada e pública de ensino do nosso estado.

Foge a qualquer senso crítico, a determinação do governo estadual em expor estudantes, trabalhadores em educação e seus respectivos familiares, para não falar de outros contatos potenciais, ao novo corona vírus.

Lamentavelmente a maioria das escolas públicas da rede estadual ainda não está preparada para cumprir nem o básico do plano de medidas sanitárias constituído. Logo, é genocida esta perspectiva de retorno das aulas presenciais.

É fundamental que a Secretaria de Saúde do Piauí ao analisar esta possibilidade de retorno, realmente zele pela saúde dos piauienses e suspenda o novo protocolo de retorno das aulas presenciais, considerando, entre outros fatores, o aumento do número de casos na segunda onda no Brasil e no Mundo.

Continuaremos respondendo NÃO a esta chamada, NÃO as aulas tanto na modalidade presencial, quanto no modo híbrido, visto que potencialmente podem aumentar o número de infectados e mortos pelo SARS-CoV-2.

O estabelecimento de um calendário escolar efetivo, que permita a segurança de profissionais e alunos deve ser realizado somente após o processo de vacinação. Sem vacina, deve-se continuar evitando aglomerações, a exemplo das próprias reuniões do governo, feitas virtualmente.

O Sinte Piauí embasa seu posicionamento no Parecer Técnico do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) (Leia o parecer na íntegra no link: /kcfinder/files/AULAS%20%20PRESENCIAIS%20%20PARECER%20%20%20CIATEN.pdf). Portanto, não é questão de “discordar por discordar”, não fazemos espetáculo deste nível, o espetáculo do Sinte é a luta pela preservação de vidas!

RESPONDA NÃO A ESTA CHAMADA!

NÃO AS AULAS PRESENCIAIS!