O governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste e membro do Fórum dos Governadores do Brasil, informou na manhã desta sexta-feira (22) que 5% das próximas doses da Coronavac e da primeira leva da vacina Astrazeneca de todos os estados serão destinadas para o Amazonas.

A proposta foi apresentada pelo chefe do executivo estadual piauiense e foi aprovada por unanimidade pelo Fórum dos Governadores durante uma reunião, na tarde dessa quinta-feira (21). Os governadores levaram em consideração o agravante na situação da pandemia no estado do Amazonas, que enfrenta um colapso no sistema de saúde.

Pelo menos 300 mil doses serão destinadas ao estado que é a soma das 2 milhões de doses da AstraZeneca, que estão a caminho do país, e das 5 milhões de doses prontas da CoronaVac, que dependem de liberação do Butantan nesta sexta-feira (22).

“Ontem até tarde da noite eu apresentei ao fórum dos governadores e foi aprovada uma proposta que também já tem o amparo junto ao Ministério da Saúde para cuidarmos dessa situação grave do Amazonas. É uma posição de separar dessas mais de 6 milhões de vacinas que devemos receber agora tanto do Butantan, como da Fiocruz, uma fatia com 5% algo como 300 mil doses para o Amazonas”, informou o governador em vídeo publicado em sua conta no Instagram. Assista:
Wellington Dias disse que a medida visa controlar a alta transmissibilidade do vírus que já atinge também o estado do Pará e ameaça o sistema de saúde. Segundo ele, não houve oposição e o repasse será feito assim que a segunda remessa das doses for liberada.

“É preciso vacinar as pessoas do Amazonas para controlar a transmissibilidade que já se espalha chegando na fronteira do Pará e com isso evitar que se espalhe pelo Brasil. Uma ação humanitária que já foi aprovada e que se Deus quiser será implementada”, finalizou.

Entenda o caso
O estado do Amazonas vive a segunda onda da covid-19 e os hospitais de Manaus estão à beira do colapso por conta do aumento descontrolado no número de infectados. O estado também sofre com a falta de oxigênio.

Por conta dessa situação, na sexta-feira (15), o Piauí recebeu 9 pacientes com covid-19 de Manaus. Eles foram internados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI).

Destes 9 pacientes, 5 já tiveram alta e retornam ainda nessa sexta-feira (22), para Manaus.

Uso emergencial
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na tarde de domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford/AstraZeneca. A reunião extraordinária que teve início às 10h10 e terminou às 15h20, contou com a votação de cinco diretores.

Já na segunda-feira (18), os estados brasileiros receberão as doses da vacina Coronavac. O estado do Piauí recebeu mais de 61 mil doses que começaram a ser aplicadas ainda na segunda-feira.

Fonte: GP 1