O Ministério Público do Piauí entrou com uma ação civil pública contra o Governo do Estado e a Prefeitura de Parnaíba para a imediata instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com Covid-19 no município. O documento foi assinado pelo promotor de Justiça Antenor Filgueiras, na última quarta-feira, 10. Informações G1 Piauí 


O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Parnaíba e Secretaria Estadual de Saúde, mas não teve retorno até a publicação da reportagem.

Na ação o promotor Antenor Filgueiras alertou sobre o aumento de casos da doença e pediu que sejam criados leitos suficientes para a diminuição da ocupação na rede pública de saúde de Parnaíba, assim como pede a ampliação do número de leitos públicos de UTI para o tratamento da Covid-19.

 O representante do Ministério Público também solicitou que a Prefeitura de Parnaíba adote medidas mais restritivas, com o objetivo de diminuir a disseminação da doença. Ele sugeriu as medidas como o isolamento social, o distanciamento social e a reativação de barreiras sanitárias permanentes nas principais entradas do município de Parnaíba.

 Antenor Filgueiras explicou que 'o número de leitos públicos de UTIs no Piauí foi reduzido neste período de sete meses, passando de 335 leitos para 252 leitos, ou seja, queda de aproximadamente 25%, mesmo diante do crescimento dos casos de infecção pelo coronavírus'.

 O Ministério Público ainda solicitou que seja concedida tutela provisória e que no caso de descumprimento, que seja aplicada multa, em valor a ser estipulado pelo Poder Judiciário e com destinação ao Fundo Municipal de Saúde, para melhoria das ações e serviços de saúde.


Reabertura do hospital de campanha

Com 100% dos leitos ocupados em Parnaíba, prefeitura e governo assinaram na terça-feira (9) um termo de cooperação técnica para a reabertura do hospital de campanha. Serão reativados 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 50 leitos clínicos no hospital de campanha.