Autoridades se reuniram de forma remota na noite desta segunda-feira (19) para tratar da possível tentativa de retirada da Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba (ZPE). A audiência foi provocada pelo presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), que semana passada já havia exposto o assunto em plenário.

Representando a direção da instituição, se fizeram presentes respectivamente o presidente e o vice-presidente da ZPE, Victor Hugo Saraiva de Almeida e Paulo Roberto Cardoso de Sousa. 

Em resposta às indagações dos parlamentares, que também são questionamentos da população, os gestores negaram uma possível tentativa de extinção da ZPE e afirmaram que está sendo feita uma adequação para expandi-la.

“Esperamos que assim seja, pois a Zona de Processamento e Exportação é extremamente necessária e importante para possibilitar o desenvolvimento de nossa região, bem como a geração de emprego e renda”, disse o presidente da Câmara que, ao fazer um breve histórico, lembrou que desde o início acompanhou as tentativas de implantação da ZPE de Parnaíba, quando esteve à frente das lutas com José Nelson de Carvalho Silva e com o ex-vereador Iveltman Mendes.  

“Tivemos avanços com o ex-presidente Mirocles Veras e na gestão do então ex-governador Wilson Martins e do ex-vice-governador  Zé Filho que muito contribuíram para a ZPE de Parnaíba. Ressalto ainda que somente foi possível a implantação da ZPE graças a parnaibanidade de Zé Filho, que também como presidente da Fiepi, entrou com ações de 10%”, destacou Carlson.