Aumenta o número de queimadas em 2021

Com a chegada do segundo semestre no Piauí , há aumento dos focos de queimadas e estes focos podem causar interrupções no fornecimento de energia, trazendo transtornos para a população e para os serviços essenciais, ainda mais imprescindíveis no período de pandemia do coronavírus. Em 2021, a distribuidora já identificou mais de 478 ocorr~encias relacionadas à queimadas que prejudicaram fornecimento, um número que equivale a 90% das ocorrências em 2020. Saiba mais sobre o levantamento e dicas de segurança no link:


“Quando ocorrem queimadas próximo à rede elétrica, o calor danifica as estruturas e cabos condutores, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes da região. Inclusive, o fogo pode atingir vários postes e muitos metros de rede, fazendo com que o serviço para recompor a estrutura demande um tempo considerável. Ressaltamos ainda que além dos prejuízos causados, dependendo da circunstância, a prática de queimada pode configurar crime”, reforça Eduardo Abreu, Executivo de Manutenção da Equatorial Piauí.

Em casos de incêndios próximos a rede elétrica a Equatorial Piauí também deve ser acionada para tomar as medidas relativas à distribuição de energia. Quando o fogo estiver atingido uma rede elétrica energizada, não deve haver aproximação e o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente, por meio do número 193.

Confira algumas dicas de como evitar queimadas e esses riscos com a rede elétrica:

  • Evite acender fogueiras, principalmente próximo a rede elétrica;
  • Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
  • Apague com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para as matas e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;
  • Realizar os aceiros para a segurança da área – quando em período de estiagem ou com a queimada programada. Evita-se assim queimadas descontroladas ou incêndios.