Além dos dois, uma terceira pessoa foi autuada em flagrante por ser usuária de drogas


Por Eduardo Machado, In Foco.
18h48.
Imagem meramente ilustrativa. - Foto: Arquivo/In Foco.
Dois homens apontados como chefes de um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas e em homicídios foram presos pela Polícia Civil do Estado do Ceará, nesta terça-feira (27/07), em uma rodovia próxima a Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Além da prisão, decorrente de mandado, uma terceira pessoa que estava com a dupla no momento da abordagem, foi autuada em flagrante pelo Art. 33, parágrafo 3 e Art. 28 por ser usuário de drogas.

A dupla foi identificada como Alex Gomes da Costa (32 anos), vulgo 'Alex Pezão', com antecedentes criminais por tráfico de drogas e desacato, e Daniel Brambatti Maia (27 anos), com antecedentes criminais por tráfico de drogas. Eles se tornaram alvos de investigações policiais após o desaparecimento de um homem de 31 anos, que foi encontrado sem vida, cinco dias depois de familiares procurarem as autoridades policiais para relatar o desaparecimento do homem, no dia 4 de fevereiro deste ano.

Após encontrar a vítima sem vida, no dia 9 de fevereiro, equipes da Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara deram continuidade às investigações, a fim de identificar os autores do crime, bem como a motivação. Em oitivas e diligências, as autoridades identificaram a participação efetiva de Alex e Daniel, como mandantes do homicídio. Segundo levantamentos policiais, a dupla, que exerce função superior na hierarquia de um coletivo criminoso com atuação direta no tráfico de drogas na região de Jijoca, havia sentenciado a morte do homem de 31 anos. O crime foi motivado pela disputa territorial e pela comercialização dos ilícitos, como apontam as investigações.

Com isso, as autoridades policiais representaram pela prisão da dupla. Já na manhã desta terça-feira (27/07), equipes da Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara, com apoio da Delegacia Municipal de Cruz e Municipal de Marco, identificaram a localização da dupla. Os homens estavam juntos em um veículo que foi interceptado na rodovia CE 085, na localidade de Cruz. A dupla e um homem de 19 anos estavam no veículo em posse de 22 gramas de maconha.

Em seguida, eles foram conduzidos à unidade policial. Lá, além do cumprimento dos mandados de prisão temporária pelo crime de homicídio, a terceira pessoa, um homem de 19 anos foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e por ser usuário de drogas. As investigações continuam a fim de identificar a participação deles em outros crimes da região, bem como localizar e prender os executores do homicídio.