Por meio das redes sociais, a entidade afirmou que a medida segue orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Na manhã deste sábado (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que dois aviões multimissão KC-390 Millenium foram dispostos de prontidão para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia, região que está sendo invadida pela Rússia.
Por meio das redes sociais, a entidade afirmou que a medida segue orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

"As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti", destacou em trecho da publicação.

Contudo, a data ou dinâmica do deslocamento desses brasileiros ainda não foi informada pela FAB ou Itamaraty. A Embaixada do Brasil na Ucrânia divulgou na última sexta-feira (25), que um trem foi disponibilizado para o transporte de cidadãos brasileiros e latino-americanos que deveria partir da capital Kiev com destino à cidade de Chernivtsi, a oeste do país.

De acordo com a embaixada, a prioridade para retirada dos brasileiros deve ser dada a mulheres, crianças e idosos, devido à instabilidade no fornecimento de transporte diante da situação.

"Situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos”, afirma em nota.

Com informações de Agência Brasil