A tia Bruno Stanrley destacou que não havia salva-vidas na praia e o Corpo de Bombeiros só apareceu no local duas horas depois do ocorrido.
A tia do engenheiro civil Bruno Stanrley Carvalho Viana, de 26 anos, vítima de afogamento no último sábado (16) na praia de Maramar, em Luís Correia, conversou com o Meionorte.com nesta segunda-feira (18) e desabafou sobre o acidente com o jovem, relatando o sentimento de revolta da família diante do caso com a falta de assistência das autoridades.
Thasmylla Teles detalhou que o jovem desapareceu no mar por volta das 11h40 quando a maré subiu. Ele estava na companhia da mãe e de outros parentes banhando na praia quando sua mãe percebeu que o mar havia subido rapidamente e que não conseguia tocar os pés na areia. Na sequência, ela decidiu sair do mar, chamou pelos demais e ainda pediu ajuda para os outros banhistas. Nesse momento, Bruno Stanrley ainda conseguiu empurrar e salvar uma prima de 13 anos antes de sumir na água.
Jovem salvou a prima antes de se afogar no mar da praia de Maramar, diz tia (Foto: Reprodução)
"No momento eles estavam banhando, normal, brincando com a prima dele, o namorado da prima dele e a mãe dele. Foi quando a maré encheu rápido demais a mãe dele conseguiu sair e pedir ajuda. A mãe dele disse que não conseguia tocar os pés no chão e os banhistas que estavam próximo ajudaram a prima dele, o namorado dela e ele empurrou a prima dele de 13 anos para fora e não conseguiu sair junto, foi quando ele afundou e sumiu”, explicou.
A tia Bruno Stanrley destacou que não havia salva-vidas na praia e o Corpo de Bombeiros só apareceu no local duas horas depois do ocorrido. Thasmylla Teles denunciou que houve negligência por parte dos bombeiros no atendimento e que o corpo foi localizado por pescadores, que ajudaram a todo momento nas buscas. Segundo ela, o próprio pai de Bruno que levou seu corpo no carro para o Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba.
"Teve negligência sim. Eles só estiveram no local para cumprir protocolo. O Bruno sumiu por volta de 11h30, 11h40 e eles chegaram por volta de duas horas depois. Se eles procuraram 15 minutos foi muito. Eles disseram que pararam por conta de uma chuva, mas quando começou a chover eles não estavam mais no local. O pai dele que permaneceu no local até na hora de encontrar o corpo. Foi um pescador que achou, a moça correu para chama ele, ele pegou o filho nos braços e levou para o IML de Parnaíba. Eles disseram que não tinham guarda-vidas lá por conta de que a praia não tem índice de mortalidade, mas é em nenhuma praia. Eu tenho costume de andar direto em Luís Correia e nunca vi salva-vidas, em nenhuma das praias. Eles demoraram bastante para poder procurar ele. A 1 ano perdemos o primo com a mesma idade e a menos de 6 meses o avô paterno", desabafou.
Bruno Stanrley Carvalho Viana foi velado neste domingo (17) na Igreja Sara Nossa Terra, onde recebeu homenagens. O sepultado ocorreu no cemitério Jardins, sob bastante comoção. Ele residia no bairro Lourival Parente e era concursado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O que diz o Corpo de Bombeiros

  

Em nota divulgada para imprensa pelo Ten. Cel. Veloso, Chefe de Gabinete do Comando Geral e Chefe de Relações Publicas, a corporação destacou que a praia de Maramar é de relevo suave e não tem histórico de acidentes, motivos pelos quais não foi colocada equipe de prevenção aquática. No entanto, ‘será feita apuração dos fatos relacionados ao acidente para implementação de ações no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados a sociedade piauiense’.

Veja a nota na íntegra:
O Corpo de Bombeiros Militar, ao tempo que lamenta, se solidariza com a família enlutada pelo acidente fatal que vitimou o Sr. Bruno Stanrley Carvalho Viana, vem a público esclarecer que durante o final de semana foram realizadas prevenções aquáticas nos pontos de concentração de banhistas que oferecem maior risco de acidentes por conta de profundidade e violência das águas.
A praia de Maramar, em Luís Correia, é de relevo suave e não tem histórico de acidentes, motivos pelos quais não foi colocada equipe de prevenção aquática.
Será feita apuração dos fatos relacionados ao acidente para implementação de ações no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados a sociedade piauiense.

meio norte