Top model brasileira está com projeto de casas ecossustentáveis em Minas Gerais e planeja levar método para mais regiões do país
Lais Ribeiro está investindo em um projeto de construção de casas ecossustentáveis. A modelo conheceu métodos alternativos há cerca de quatro anos quando trabalhava em um projeto pessoal em sua terra natal, Miguel Alves, no Piauí, e decidiu investir no projeto para expandi-lo por todo o país. “Nós estávamos definindo alguns detalhes da construção e fui me inteirando mais sobre as possibilidades de usar métodos e materiais inovadores, que levassem em conta a relação da construção com o meio-ambiente. Desde então, fiquei muito interessada no assunto e resolvi aplicar essa técnica em maior escala”, explicou. As informações são da Quem News.
Atualmente, ela está envolvida na construção de cerca de 20 casas sustentáveis na região de Passa Quatro, em Minas Gerais, um projeto batizado de Arte Clube. "Todos os lotes são feitos inteiramente através de técnicas sustentáveis e que prezam totalmente pela responsabilidade ambiental”, conta.
Lais Ribeiro (Foto: Reprodução/Instagram)
Lais explica como funciona o método: “As casas têm reaproveitamento de água da chuva, biodigestores, energia solar, além dos tijolos ecológicos, produzidos a partir de restos de outras construções - o que incentiva a economia e o reaproveitamento. Os tijolos são ecológicos porque evitam degradações do meio ambiente. No tijolo convencional, são usadas aproximadamente entre 8 e 12 árvores para produção de cada milheiro. O ecológico não desmata nenhuma árvore e não passa pela queima no seu processo de cura. Ou seja, é produzido sem poluição. Eles ainda reduzem em quase 100% a emissão de CO2 - o vilão das mudanças climáticas, e reduzem também a produção de entulhos, que normalmente são descartados de forma errada e acabam poluindo os mananciais.”
O projeto em Minas Gerais deve ficar pronto até o final de 2022, e a modelo já planeja continuar levando o método para outros locais do Brasil, principalmente no Piauí, seu estado natal.

Lais Ribeiro investe em tijolos ecológicos (Foto: Divulgação)
“Eu nasci e passei minha infância na zona rural, por isso sempre fui muito conectada à natureza. Logo quando conheci e descobri todos os pontos positivos desse método de construção, priorizei usá-lo para contribuir de alguma forma com a preservação do meio ambiente. Temos outros projetos ainda por vir. Precisamos levantar essa bandeira, porque a natureza merece respeito. Na atual situação do planeta, precisamos passar por uma reeducação, por isso achei importante buscar e disseminar alternativas que fossem mais sustentáveis”, explicou sobre sua motivação.
Lais falou também sobre seu maior objetivo com o projeto e a importância de usar seu alcance para falar sobre o assunto. “É investir e disseminar esses métodos de construção que preservam o meio-ambiente, além de quebrar paradigmas de que se pode sim construir respeitando a natureza. É fundamental que a gente use nossas plataformas e a voz que temos para disseminar assuntos construtivos, compartilhar possibilidades que realmente podem impactar o planeta de uma forma positiva.”