Dois casos são investigados pela Secretaria de Saúde no estado. 
Agentes da Vigilância Sanitária visitam casas em Parnaíba
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Parnaíba)


Subiu para dois os casos suspeitos de febre amarela no Piauí, todos na cidade de Parnaíba, Litoral do estado. Além da menina de 9 anos internada em Teresina, está sendo monitorado um caminhoneiro vindo do Pará esta semana.
O supervisor de Endemias da Vigilância Ambiental de Parnaíba, Vitor Dourado, revelou que o exame feito no caminhoneiro deu negativo para malária e amostras de sangue dele foram enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), na capital. O paciente mora no bairro Boa Esperança e já encontra-se em casa sob cuidados da família.
Segundo Vitor Dourado, 68 agentes da Vigilância Sanitária estão visitando casas dos bairros próximos aos locais onde os casos suspeitos surgiram, com objetivo de eliminar os focos do mosquito e coletar as larvas para análise. A Secretaria Municipal de Parnaíba também montou uma barreira química nos ambientes vulneráveis, com borrifação diária de veneno.
"O surgimento destes casos é uma preocupação para nós da saúde, por este motivo estamos em alerta. Apesar disso, a população não precisa entrar em pânico já que as suspeitas da febre amarela são casos importados de outros lugares, mesmo assim não podemos relaxar. Equipes de educação da Secretaria de Saúde têm feito uma força-tarefa, com panfletagens, palestras para alertar as pessoas dos riscos", comentou Vitor Dourado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba informou que as ações de combate ao mosquito continuam e a vacina contra a febre amarela está disponível nos postos de saúde do município. Para aqueles que ainda não tomaram as duas doses da medicação, basta ir a uma unidade de saúde munido do cartão de vacinação e solicitar a aplicação.

Fonte: Catarina Costa / G1 PI