Em comemoração ao dia mundial de limpeza de praia o Instituto tartarugas do Delta participou da campanha juntamente com alunos da Faculdade Maurício de Nassau e pousada Vila Itaqui. Foram coletados 65 sacos de 100 litros, na praia do Arrombado, Luís Correia, PI.
A atividade oportunizou uma vivência de campo, provocando uma reflexão aos voluntários sobre o lixo descartado de forma inadequada, a quantidade de garrafas Pet e demais plásticos encontrados na praia incomodava! Principalmente pelo fato de sabermos, que o litoral piauiense é um berçário de tartarugas marinhas.
Após a atividade provocamos uma roda de conversa entre os participantes para entenderem a cadeia produtiva do lixo e nosso papel nesse processo de gerenciamento de resíduos sólidos. Devemos praticar os 3’R (reduzir, reutilizar e reciclar), assim como a coleta seletiva, destinando os resíduos para grupos organizados que trabalham com a comercialização do “lixo” ou empresas de reciclagem. Saúde ambiental, gera qualidade de vida!


O material coletado na limpeza foi encaminhado para o grupo de catadores de materiais recicláveis que trabalham no lixão do município de Luís Correia. Atualmente 18 famílias vivem da comercialização do lixo no município.


No próximo dia 22 estaremos realizando limpeza na praia do Pontal, município de Ilha Grande, PI e no dia 29 na praia do Coqueiro, Luís Correia.
Fonte: ASCOM