O Hemocentro Regional de Parnaíba (HEMOPI) recebeu, nesta quinta-feira (06), um grupo de militares da Capitania dos Portos do Piauí, que realizou uma campanha de doação com o intuito de colaborar com o banco de sangue local e incentivar ações de cidadania junto à população.
O comandante Dante, da Capitania dos Portos, explicou que essa ação social foi pensada em comemoração ao Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data Magna da Marinha, comemorado no dia 11 de junho.
Na ocasião o Capitão dos Portos destacou a importância dessa campanha para sociedade. “A atividade teve como objetivos contribuir com os estoques do HEMOPI e conscientizar a tripulação sobre a importância de ser doador. Nossa missão é ajudar. Hoje é a primeira campanha que estamos realizando depois assumi como Comandante da Capitania dos Portos do Piauí. Já estamos planejamento outras campanhas de doação de sangue”, frisou.
Para realizar a doação de sangue o candidato deve estar em bom estado de saúde, idade entre 16 e 69 anos de idade, peso acima de 50 kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou o responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto.
O Capitão de Fragata Dante, reforça que a qualquer tempo as pessoas, ou mesmo grupos organizados da sociedade, podem procurar o HEMOPI para fazer parte do sistema de doação voluntária de sangue.
Serviço:
HEMOPI - Hemocentro Regional de Parnaíba
Praça Antônio do Monte, sn

Centro - Parnaíba-PI

Fone:(86) 3321-2854

Data Magna da Marinha
A Batalha do Riachuelo aconteceu no dia 11 de junho de 1865, nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai (situado na província de Corrientes, Argentina).
Essa batalha naval colocou de um lado os paraguaios e de outro os brasileiros. O Paraguai, sem conexão com o mar, queria controlar os rios da Bacia do Prata, pois significava uma saída para o Oceano Atlântico, ou seja, uma via de transporte de pessoas e mercadorias. As forças navais brasileiras, lideradas pelo Almirante Barroso venceram o Paraguai nessa importante e estratégica batalha.