A ONG Mundo Colorido, que leva cuidado e carinho a pessoas com dificuldade de locomoção, possibilitou um passeio inesquecível para crianças, no último domingo (9).
Passeio na praia ONG Mundo Colorido | Arquivo Pessoal
As ondas do mar da Praia de Barra Grande estavam serenas. Talvez soubessem que receberiam uma visita colorida e repleta de sorrisos na manhã do último domingo (9). Pela primeira vez, crianças e adolescentes com múltiplas deficiências ou cadeirantes experimentaram o banho de mar. A ONG Mundo Colorido promoveu um passeio inesquecível e levou 20 crianças e jovens, acompanhados de um familiar. 

Crédito: Arquivo Pessoal
Thaís de Sousa, 21 anos, tem deficiência múltipla que afeta a coluna vertebral e que a impedia de ir à praia. A jovem foi ao litoral pela primeira vez com a ajuda da ONG. De sorriso no rosto, Thaís estava ansiosa para que a tirassem de sua convencional cadeira de rodas, atravessar a praia na esteira de acessibilidade e, enfim, tocar o mar. A primeira onda a assusta, mas logo se acostuma. Brinca com a mãe, que a carrega nos braços, e entram juntas na água. 
Thaís e Oscarina aproveitam dia de praia | Crédito: Arquivo Pessoal
A mãe de Thaís, Oscarina Nogueira, 39 anos, revela que não imaginava que a filha pudesse um dia ter essa oportunidade "Thaís depende de mim para tudo, ela não fala, não anda e não se move. Hoje, realizei uns dos meus sonhos. Queria ir à praia, mas não dava certo, e agora deu. Deus preparou esse momento para nós duas através dessa pessoa de coração enorme, a Amanda", agradeceu. "A felicidade de nós duas foi muito grande, somos mãe e filha amigas, Thaís é tudo na minha vida", definiu Oscarina.
O dia foi mesmo colorido. As crianças nunca haviam colocado os pés na areia, nem sentido a brisa do mar no rosto. Tomaram banho de água salgada assistidos pelos pais e voluntários da ONG, participaram de brincadeiras, lancharam e dançaram. 
Uma das idealizadoras da campanha, a voluntária Amanda Paz, disse que a mobilização ficou para a história. Emocionada, ela relatou o que sentiu.
"Foi algo inexplicável, fora do normal. Ver a felicidade das crianças pela primeira vez na praia é gratificante, ver eles sorrindo, colocando os pés na água e emocionados com cada onda que ia e voltava. Isso nos deixou com coração cheio de gratidão", expressou.

Crédito: Arquivo Pessoal
Democratizar o acesso à praia a pessoas com deficiência é um desejo dos idealizadores da Mundo Colorido. Uma nova campanha deve beneficiar mais 10 crianças que não participaram do primeiro passeio. "Infelizmente não conseguimos levar todas as crianças de uma vez, por conta do espaço, que só conseguimos um ônibus. Precisamos arrecadar R$ 1.500 para o aluguel do ônibus para levar o restante delas", conta a voluntária. 
Ajude a colorir esse segundo dia de felicidade doando qualquer valor em dinheiro, e para isso basta entrar em contato com a ONG através do WhatsApp (86) 994074613 ou nas redes sociais ongmundocolorido. 
Crédito: Arquivo Pessoal
Um misto de carinho
O Mundo Colorido foi criado por um grupo de amigos do Facebook em 2013. Tudo começou com a proposta de realização do sonho de uma criança que fazia tratamento em um hospital particular de Teresina, a Kawany. Com a proposta, logo surgiram mais pessoas interessadas em unir forças, no entanto a pequena veio a óbito próximo da data do seu aniversário. A partir de então, o projeto passou a atender os sonhos de outras crianças com câncer, crianças em abrigos e carentes. 
O projeto tornou-se uma organização não governamental em 2015 e hoje tem como missão levar ajuda às pessoas, e conta com o valioso auxílio das redes sociais, possibilitando que pessoas do país inteiro colaborem. A ONG fará 6 anos de amor ao próximo no próximo dia 14 de junho. Meio Norte