Zózimo Tavares lança livro 'Alberto Silva - Uma Biografia' na 17ª edição do Salipi





O jornalista e escritor Zózimo Tavares realizou o lançamento do livro 'Alberto Silva - Uma Biografia' nesta sexta-feira (07/06), no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Na ocasião, Zózimo participou de um bate papo literário promovido pela 17º edição do Salão do Livro do Piauí - Salipi, e comentou sobre a trajetória profissional de Alberto Tavares Silva, engenheiro, ex-governador, ex-senador, e um dos principais personagens renomados e respeitados do Piauí.
Durante o bate-papo, o jornalista destacou a necessidade de construir uma biografia de Alberto Silva, pois segundo ele, o engenheiro foi um político 'diferente' na sua área de atuação, e além disso, foi considerado pelos piauienses, como o maior governador de todos os tempos.
"Eu vi a necessidade que havia no Piauí de se escrever a biografia do Dr. Alberto Silva, que foi um político diferente que o estado teve, e um governante que foi considerado, que foi aclamado pela população como o maior governador que o estado teve no século XX. Mas não havia um livro que tratava da biografia dele, então eu fiz pesquisas, fiz várias entrevistas com ele e somei a minha experiência de jornalista que cobre na política estadual nesses últimos 30 anos e produzi esse primeiro volume", explicou.
O escritor ainda destacou que a obra inicia com o nascimento de Alberto Silva e se estende até o dia em que ele deixa o seu mandato como governador. Mas, Tavares ainda revelou que vai lançar a segunda parte da biografia do ilustre político em seu próximo volume, previsto para ser lançado nos próximos anos.
"Na verdade, esse livro começa com o nascimento do Dr. Alberto Silva na Ilha Grande de Santa Isabel e vai até o dia que ele deixou o governo do Estado, no seu último mandato em 1975. A segunda parte, de 1975 até o dia em que ele faleceu em 2009, eu vou tratar em outro volume, que daqui a um ano ou dois, vai sair", destacou.
Sinopse da obra Alberto Silva - Uma Biografia
O livro “Alberto Silva – Uma biografia” conta a trajetória profissional e política do engenheiro, ex-governador e ex-senador Alberto Silva, apresentando-o como uma das principais personagens da vida pública piauiense, na segunda metade do século 20.
Com 304 páginas, o livro narra a história do ex-governador desde o seu nascimento, na Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba, em 10 de novembro de 1918, até o final de seu primeiro mandato de governador do Piauí (1971-1975).
Além de reconstituir o panorama social, econômico, cultural e político da época, a partir da Redemocratização de 1945, o livro mostra os fatos marcantes da carreira política do biografado, iniciada com a eleição para prefeito de Parnaíba, em 1948.
Ele deixava aí o seu prestigiado cargo de engenheiro da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, para ingressar na política, atividade que exerceu pelos 60 anos seguintes.
Depois de sua primeira eleição de prefeito, conquistou um mandato de deputado estadual, ao qual renunciou para assumir a direção da Estrada de Ferro Central do Piauí, no início dos anos 1950.

Outra vez foi diretor da Estrada de Ferro no início dos anos 60. Incompatibilizado com as forças políticas locais, teve que se mudar para o Ceará. Só voltou ao seu Estado natal quase dez anos depois, já na condição de governador.
A obra recompõe o exílio profissional de Alberto Silva no Ceará, onde realizou a obra de eletrificação de todo o Estado, credenciando-se a ser indicado para o Governo do Piauí, contra os interesses da elite política piauiense. 
No governo, realizou uma obra que revolucionou o Piauí, em todas as áreas, sendo lembrado como o governador que pôs o Estado na modernidade. 
O livro mostra também os bastidores das disputas políticas no Piauí, a partir das eleições de 1947, e as sucessivas configurações do quadro político estadual.
Sobre Zózimo Tavares
Jornalista, formado em letras e em jornalismo, com pós graduação em Linguística e em Comunicação. Foi editor-chefe dos jornais O Dia e Diário do Povo, em Teresina, e também da Rádio TV Rádio Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí.
Atualmente, integra a equipe de jornalismo do Grupo de Mídia Cidade Verde - TV (afiliada do SBT) Rádio FM, Portal e Revista. É vice-presidente da Academia Piauiense de Letras e membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).180Graus
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Comments

Featured