Foto: Divulgação/PRF
Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de 23,16 m³ de madeira serrada que estavam sem licença ambiental válida para o transporte na tarde de desta segunda-feira (30/09) na BR-316.
Os policiais identificaram o crime ambiental na cidade de Teresina, ao abordar o veículo de carga SCANIA/P310 B8X2 conduzido por um homem de 59 anos. Foi solicitado ao condutor toda a documentação ambiental referente a carga. O condutor apresentou licenças ambientais com indícios de falsificação. O respectivo carregamento estava portanto sem a devida documentação ambiental, comprovando o crime. 
                       Foto: Divulgação/PRF
A carga avaliada em R$ 9.754,61 vinha de Moju/PA e tinha como destino o município de Tauá/CE de acordo com informações do condutor do veículo.
A Empresa Proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.
Toda a carga de madeira juntamente com o veículo foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e encontram-se disponíveis na cidade de Teresina para os encaminhamentos devidos. O condutor foi conduzido para dar esclarecimentos de uso de documento falso. 
                      Foto: Divulgação/PRF
Em 2018, a PRF efetuou a apreensão de 1.267,33 m³ de madeira irregular nas rodovias que cortam o estado. Somente esse ano, a PRF já realizou a apreensão de 869,28 m³ desse mesmo tipo de carga.
Fonte: Com informações do Nucom/PRF-PI