Teve início na manhã desta quarta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 em Parnaíba. Neste primeiro momento estão sendo imunizados os profissionais que estão na linha de frente de combate a doença. Nas próximas etapas será a vez dos demais segmentos da sociedade.

O evento ocorreu no auditório da Prefeitura de Parnaíba situado no Centro Administrativo, no Bairro Pindorama. Resentando o Poder Legislativo Municipal, o presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), acompanhou de perto o evento que marca a nova fase da luta contra a doença. Na última segunda-feira (18), a Câmara enviou um ofício endereçado ao secretário de Saúde do Piauí, Florentino Alves Veras Neto, para que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), informasse em caráter de urgência a Agenda da Primeira Etapa da Vacinação da Covid-19, bem como a quantidade de doses e o público-alvo no município de Parnaíba.

Jacyara Rocha do Amaral, técnica de enfermagem da UBS do Bairro Nova Parnaíba, Módulo-15 deixou seu nome gravado na história da cidade ao ser a primeira profissional a ser vacinada. O momento foi marcado por muito choro de Jacyara e aplausos do auditório. Em seguida foi a vez da enfermeira do Pronto Socorro Municipal (PSM), Lívia Arcanjo Oliveira. O terceiro a receber a dose e primeiro médico do município a ser imunizado foi o diretor clínico do PSM, Darllan Barros de Almeida Barros. Outros profissionais da saúde municipal completaram a lista.

A secretária Leidiane Pio disse que este é um momento de muita alegria, uma vez que as primeiras doses de esperança estão sendo aplicadas. Ela explicou ainda que o município segue o cronograma do Ministério da Saúde e que toda a população será vacinada.

“Com certeza tudo vai melhorar, este é o ponta-pé inicial contra esta doença. Pedimos que a população mantenha a tranquilidade, pois todas as pessoas serão contempladas a seu tempo de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde. Recebemos as primeiras doses e com certeza receberemos mais. Asseguramos que todos os públicos são beneficiados”, explicou a secretária.







Por Luzia Paula / Portal Litoral Notícias